Aconselhando Saúde

Blog para divulgação de artigos relacionados a Saúde

A maioria dos problemas de saúde que acometem as pessoas são de origem emocional, como por exemplo um relacionamento matrimonial conturbado, um desequilíbrio financeiro, problemas de relacionamento no trabalho ou na escola, pais que não entendem os filhos e filhos que não compreendem os pais ou a falta de uma base familiar na infância para dar equilíbrio emocional. Sem esta estrutura psicossocial, advém os vícios para mascarar e esconder os problemas, pois é muito mais fácil fugir deles do que enfrentá-los.

A bebida alcoólica é uma alternativa infeliz para estas situações, que com o tempo, o corpo vai sendo prejudicado, juntamente do próprio relacionamento com os familiares, sem contar os acidentes ocasionados pelo álcool. Esteatose, cirrose, gastrite, esofagite, pancreatite, roncos com sono prejudicado, câncer, demência, cardiopatias, obesidade, impotência e infertilidade são alguns dos danos causados pelo álcool.

Outro exemplo de origem emocional que gera danos físicos é a ansiedade, stress ou preocupação constante, que muitas vezes adultos ou crianças comem demais mesmo inconscientemente, gerando obesidade e consequentemente sedentarismo, problemas osteoarticulares, hipertensão arterial, cardiopatias, diabetes… A ansiedade parece ser silenciosa, você nem nota que está ansioso e só vai descobrir mais tarde quando começam os problemas físicos. Reflita sobre o seu dia a dia. Você está trabalhando demais ou de menos? O problema é financeiro, está gastando mais do que ganha? O relacionamento com as pessoas que ama está prejudicado?

Cigarro? Sim, não pode faltar. Felizmente o Ministério da Saúde conseguiu imputar leis na sociedade proibindo o uso em lugares públicos fechados, alertando a população sobre os danos causados expostos no próprio maço de cigarro. Deveríamos fazer o mesmo com o álcool. A nicotina presente no cigarro, charutos e narguilé, aumentam a ação da dopamina no cérebro produzindo sensações de prazer e gratificação. O problema é que ela entope os vasos sanguíneos causando câncer, hipertensão arterial, infarto, trombose, AVC, impotência, DPOC, enfisema pulmonar e outros danos cerebrais. Por que fumar? Autodestruição? Conheço muita gente que decidiu parar de fumar por entender que iria morrer.

Ok, sabemos de tudo isso, mas o que fazer para levar uma vida melhor? Talvez você possa começar lendo bons livros, fazer uma higiene mental, tirar férias sozinho, se encontrar, saber quem você é realmente. Fazer a diferença para as pessoas e sua família, se valorizar, se amar… Se precisar, se afaste um pouco de sua roda de amigos do cigarro, da bebida, do boteco, porque eles não vão querer que você se afaste deles, a não ser que você consiga convencê-los das vantagens das mudanças. Você tem coragem? Você quer ser uma pessoa melhor?

Depois disso, olhe para você no espelho. Pergunte a você mesmo, quem você é. Fale: você consegue mudar! Você é forte! Só você pode fazer isso! Você é único! Você quer viver mais e fazer a diferença! Não se importe com que as pessoas vão pensar de você pelas suas mudanças, ou elas vão controlá-lo a vida toda? Não! Cada ser é único, independente e estamos neste mundo para ser diferente um do outro e mostrar que vencemos os desafios colocados no nosso caminho. Não se preocupe se você é muito jovem, homem ou mulher, você pode ser mais maduro do que muitos adultos que não se encontraram na vida ainda. Reflita sobre isso! Tenho certeza que será mais feliz e realizado. E mais importante, mostre este texto para sua família ou as pessoas que moram na mesma casa e terá mais apoio do que imagina, pois existe amor entre vocês. Pense nisso e tome a decisão agora, você consegue!

1 COMMENTS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts