Aconselhando Saúde

Blog para divulgação de artigos relacionados a Saúde

Não se preocupe!

É normal as pessoas terem medo do desconhecido, ainda mais se você pensar que vai dormir e talvez não acorde mais. Esse é um dos receios mais comuns.

Dificilmente você não passará por um procedimento cirúrgico durante sua vida, então, estamos aqui para diminuir seu sofrimento e explicar algumas situações que irão te ajudar a realizar a cirurgia com menos stress.

Quando você vai ser submetido a uma intervenção cirúrgica, primeiramente você conversa com o cirurgião, o qual explicará todos os processos da cirurgia. Onde vai cortar, o que reparar, duração do procedimento e da recuperação. Assim como as consequências da mesma. 

Para você não sentir dor durante a cirurgia, entra a figura do anestesiologista, que também é médico (alguns não sabem), que vai explicar durante uma consulta pré-anestésica, quando possível, todos os detalhes da anestesia, para você entrar e sair mais tranquila (o) possível. 

Nesta consulta serão explicados os riscos da cirurgia dependendo da sua condição física e da gravidade ou não da sua doença, se for o caso.

Exemplificando, assim acontece rotineiramente: o paciente é internado no hospital em jejum absoluto de 8 horas, para diminuir riscos de broncoaspiração, com os exames pré-operatórios realizados e dentro da normalidade. Ao chegar no centro cirúrgico, conversará com toda a equipe. O anestesiologista irá conversar com você novamente, lhe acalmando o máximo possível e fará sua anestesia acordado ou não dependendo do procedimento, para que você não sinta dor. Terminando a cirurgia, você fica na sala de recuperação pós-anestésica e depois vai para o quarto, até receber alta hospitalar dada pelo cirurgião.

Se você escolheu seu cirurgião e a equipe dele para uma cirurgia eletiva, você deve confiar neles, tirar todas as dúvidas antes. Se você internou em caráter de emergência, normalmente você fala com o cirurgião e anestesista um pouco antes do procedimento, e se você chegou inconsciente você não vai ter essa oportunidade, só depois do procedimento.

Quais são os principais medos que normalmente as pessoas têm?

Medo de sentir dor, medo da agulha, medo que a cirurgia dê errado, medo de não acordar…

Felizmente após 1995, houve uma grande evolução dos anestésicos, dos aparelhos de monitoramento do paciente, técnicas anestésicas, dentre outros, o que tornou a anestesia mais segura tanto para o paciente quanto para o cirurgião. 

Uma sugestão: quando possível, pesquise sobre os profissionais que irão lhe atender, se o hospital tem recursos e outros detalhes. Quanto mais você se informar, mais seguro vai ficar.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts