Lições Covid-19

Independente das crenças, de qual o significado deste vírus, se foi uma manipulação humana ou se já estava escrito por divindades, temos que aprender e evoluir com mais este desafio.
Estamos acompanhando de longe (ou de perto) amigos e familiares adoecendo desta doença, e a maioria deles são fisicamente debilitados, ou seja, com imunidade baixa. Por vários motivos que vamos citar a seguir e para evitarmos que o Coronavírus nos enfraqueça precisamos ter imunidade ótima para sobreviver.
Idade avançada, diabetes, hipertensão, obesidade, tabagismo, alcoolismo, doenças respiratórias, doenças autoimunes e outras. Esses são exemplos de situações onde o nosso organismo está mais suscetível a desenvolver doenças. E dependendo da virulência do patógeno até mesmo as pessoas saudáveis podem ser acometidas.
Então o que fazer para sobreviver se nosso organismo é frágil?
Uma das lições que podemos tirar com esta pandemia é que temos que nos manter o mais saudável possível, viver corretamente, dormir bem, se alimentar adequadamente, trabalhar e estudar em períodos normais, realizar exercícios ao ar livre, ter contato com a natureza, beber muita água e viver em paz. Em resumo, ter qualidade de vida.
Mas como agir assim neste mundo acelerado, onde precisamos ter tempo pra tudo, dar conta de responder mensagens, trabalhar, encarar o trânsito das capitais populosas e com a poluição? Onde temos horários para chegar e sair e em fastfood dá tempo! É um stress atrás do outro, fora a casa, os filhos, cônjuges e dos seus problemas. Realmente, viver bem é uma arte que deve ser aprendida, conquistada e respeitada.
Se vocês perceberam, tudo o que foi falado até agora não é novidade pra ninguém, pois quase todo mundo sabe o que deve ser feito para viver corretamente. Principalmente quando o assunto é alimentação, onde sabemos que precisamos comer frutas, verduras e proteínas de origem animal e/ou vegetal regularmente, fora beber 3 litros de água por dia.
Já dizia o Dr Moisés Parciornick, médico obstetra, que escreveu em um dos seus livros que o mal da humanidade no campo da alimentação são os 3 pós brancos: sal, açúcar e farinha. Eliminando isso, já é meio caminho andado. É difícil ir ao mercado e não levar alimentos que contenham os 3 pós brancos, mas é uma escolha que só sua consciência pode fazer.
Então, se você quiser viver melhor, terá que abdicar de muitos prazeres não salutares ou substituí-los por outros mais saudáveis. Talvez trabalhar menos, ganhar menos, gastar menos, mudar para uma cidade menor, onde sobre mais tempo para caminhar, ler um bom livro, passear e ficar mais tempo com a família. São mudanças difíceis que só dependem de você. Tenha coragem para enfrentar os novos desafios e se você tiver boas intenções, Deus vai te ajudar sempre.
Enquanto as mudanças não acontecem, sugiro procurar um médico rapidamente ao surgir qualquer sintoma da doença, resfriados, para receitar tratamentos precoces entre outras orientações, pois mesmo as vacinas que devem ser tomadas regularmente, não vão dar imunidade para todos.
E humildemente, para ter mais tempo aqui nesta vida, aconselho ter pensamentos bons, ajudar o próximo e buscar a felicidade sempre.
